Saber como Afinar violão é fundamental para quem está iniciando, por isso neste artigo quero te passar um dica muito boa de como você poderá afinar o seu violão com um método simples e fácil que qualquer pessoa poderá fazer.

afinar violão

Existe um método antigo que geralmente sempre foi usado para afinar o violão, só que esse método as vezes se torna difícil para os iniciantes, e também existe falhas porque quando as cordas do violão são novas o violão demora um pouco para pegar a altura certa da afinação.

O método antigo consistia em pegar um Diapasão afinando primeiro a corda Lá e depois através desta corda Lá seguir afinando as outras cordas sempre  a partir da quinta casa no braço do violão.Exemplo: Clicando na quinta casa da corda mais grossa a Mí você encontrará a nota lá, então poderá comparar com a corda de baixo a Lá(corda solta)que você acabou de afinar no Diapasão.

Assim com as demais cordas até afinar todo o violão, abaixo veja uma imagem mostrando esse método antigo.

 

como afinar um violão com afinador

 

afinar o violão

Como Afinar Violão Com O Método Simples

Agora que você já viu o método antigo quero falar do novo método para você afinar o seu violão em poucos minutos, não que o método antigo seja ruim, mais como eu falei é um pouco complicado para quem estar iniciando.

METODO PARA VIOLAO

Então para você afinar violão de forma simples e rápida recomendo um afinador muito bom que talvez você que está querendo aprender como afinar seu violão não conheça.Esse afinador foi desenvolvido pelo o site cifra club que acredito que você já deve conhecer.

Esse afinador você pode baixar no seu celular ou tablet acessando:https://www.cifraclub.com.br/afinador/ e fazendo o download.

Para usar é muito fácil, depois que você baixou é só abrir e pegar seu violão começar tocando e aperando as cordas com o afinador próximo do seu instrumento, então quando o ponteiro estiver na parte toda verde é porque as cordas já estão afinadas.Assim vai fazendo com todas as cordas.Viu é muito fácil!

Estão espero que este artigo tenha ajudado caso não conhecia esse ótimo afinador, agora já pode compartilhar com seus amigos esse método simples de como afinar seu violão ou qualquer outro instrumento musical.

Existe outros afinadores disponíveis na internet, mais eu recomendei esse porque acho o mais simples para qualquer pessoa afinar o violão.

Gostaria de fazer um curso completo de violão sem pagar mensalidades? Clique Aqui e saiba mais.

Oque é Afinação? Como Afinar O Violão

Na música, embora muitas vezes confundido com calibragem, a afinação corresponde ao processo de produzir um som equivalente a outro (embora provavelmente de timbre diferente), por comparação. É, assim, classificado qualitativamente como bom ou mau (boa afinação/má afinação).

A comparação pode ser entre uníssonos ou com intervalos vários. Próxima à afinação entre uníssonos está a utilização de um intervalo de oitava (por ser a mesma nota, embora numa escala diferente).

Um facto curioso que pode ocorrer durante a afinação (dependendo do instrumento), é a ressonância. Por exemplo, é frequente, durante a afinação de uma guitarra, uma corda reagir ao som de outra corda, sinal de que a afinação está bem feita.

A afinação pode processar-se de diversas maneiras:

  • aumentando ou diminuindo a tensão das cordas, nos instrumentos de cordas;
  • aumentando ou diminuindo a largura ou comprimento dos instrumentos de sopro;

Afinação e temperamento não são a mesma coisa. A afinação envolve o ajuste, por uníssonos ou intervalos naturais (que podem ser expressos por fracções de inteiros), da altura das notas de um instrumento às de um outro ou, por exemplo, de uma corda de guitarra a uma outra. Se o intervalo não estiver afinado naturalmente, ouve-se um batimento produzido pelos harmónicos desafinados (uma vibração ondulante tipo «uáuáuáuá»); se estiver afinado, não se ouve esse batimento. O temperamento envolve o ajuste da altura de notas afastando os intervalos do seu valor natural «harmónico» para fazer com que os intervalos caibam numa oitava. Os intervalos resultantes geram batimentos e são intervalos que só podem ser expressos por números irracionais.

Aprender sobre afinação pode facilitar na hora de aprender afinar violão por isso esse conhecimento deve ser absorvido por todos.

Um abraço!

 

Inicio

Summary
Review Date
Reviewed Item
Afinar violão
Author Rating
51star1star1star1star1star